O brasileiro é mais civilizado que suas elites

Publicidade:

por Fernando Brito, Tijolaço

Más  notícias para os sabidos da mídia, para os furiosos das redes, para os adeptos do ‘mata-esfola’ e para os neoliberais de cartilha e mantra do “estado mínimo”.

Ricardo Mendonça, no Valor de hoje, nos traz pesquisa do instituto Ideia Big Data na qual se indica ” que as posições dos brasileiros são bem menos conservadoras do que tem aparecido nas análises políticas, nos discursos de parlamentares e em manifestações em redes sociais”.

O estudo mostrou, entre outras coisas, que há forte apoio dos brasileiros à atuação do Estado para garantir igualdade de oportunidades, proteção aos mais pobres, aposentadoria aos mais velhos e crescimento econômico do país. São majoritários também o apoio a cotas raciais em universidades públicas e a defesa de direitos de homossexuais. A formulação segundo a qual os direitos humanos “devem valer para todos, incluindo bandidos”, supera com folga o entendimento de que deveria ser algo seletivo. E uma ampla maioria manifesta rejeição à ideia de punição criminal às mulheres que fazem aborto.

Até a história de que o Brasil precisa de “menos Estado” – que os colunistas não cansam de repetir como verdade absoluta sai torpedeada. Praticamente 80% preferem serviços públicos melhores e só 20% querem impostos mais baixos e que os pobres que se virem.

Mais de 86% acham que o governo deve proteger os mais pobres, e ampla maioria pensa que deve garantir a aposentadoria para todos, atuar na economia para promover o desenvolvimento. Idem para a importância dos partidos políticos (é…) e contra o encarceramento generalizado.

Publico abaixo as principais perguntas da pesquisa, encomendada pelo movimento Agora! , insuspeito de qualquer “esquerdismo”. Até o Luciano Huck o integra.

Leia Também>>  As razões que fazem a Nova Zelândia ter o maior índice de suicídio entre jovens em países desenvolvidos

pesqcons1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *